Skip to content

Roças Tradicionais Tapayuna

 

O cultivo das roças tradicionais é parte fundamental do modo de vida do povo Tapayuna.

O manejo da floresta pelos povos indígenas é uma prática ancestral, e estudos recentes, como os do arqueólogo Eduardo Neves, mostram que a própria floresta amazônica é, em grande parte, resultado de séculos de manejo indígena — com o plantio de espécies úteis ao seu modo de vida, a produção de cerâmicas e resíduos orgânicos que deram origem à terra preta, um solo altamente fértil.

As roças Tapayuna são, em geral, cultivadas próximas das aldeias. O manejo é feito principalmente pelas mulheres, que garantem a alimentação das famílias da aldeia. De tempos em tempos, as áreas de plantio são rotacionadas para permitir que a terra descanse. O uso do fogo, tradicionalmente empregado para fertilizar o solo, vem sendo adaptado diante do agravamento das secas causado pelas mudanças climáticas, o que tem levado os indígenas a adotarem novas técnicas, evitando o risco de queimadas indesejadas.
Além disso, fatores como o crescimento das aldeias e mudanças no território têm contribuído para uma maior permanência em locais fixos, reduzindo a rotatividade dos espaços de cultivo.

 

Nas roças Tapayuna, são cultivadas diversas espécies alimentares e frutíferas, como: api, ingá, murici, pequi, cumaru, urucum, entre outras. Também são plantadas variedades de raízes, frutas e hortaliças, como: batata, mandioca brava, milho, banana, cabaça, cará, araruta e pimenta, os quais os são colhidos e transportados em cestos de buriti com linha de algodão. Muitas espécies de plantas são utilizadas para fazer remédios medicinais e banhos de ervas.

Próximo às aldeias, os Tapayuna também cultivam espécies utilizadas na produção de artesanato tradicional, como o tucum-do-mato, tucum-do-rio, sementes de inajá e palhas de buriti, empregadas na confecção de cestos e colares. Além disso, cultivam espécies cujas madeiras são usadas para esculpir bordunas, pilões e construir suas moradias, como as palmeiras inajá, bacaba, buriti e macaúba.

Assim, podemos dizer que a roça não é apenas fonte de alimento, mas parte importante da expressão do conhecimento tradicional e da cultura do povo Tapayuna.

Fotos das Roças Tapayuna